• contato@gremiobelavista.com.br
  • +55 (19) 3534.7092

O CLUBE

O Grêmio Recreativo Cultural Bela Vista, ou simplesmente Grêmio Bela Vista, é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que tem como objetivo desenvolver atividades de lazer, recreação, culturais, bem como, possibilitar a boa prática de eventos de cunho beneficente e assistencial, atendendo seus associados e a sociedade.  

Poucos têm conhecimento, mas o Grêmio Bela Vista surgiu com a iniciativa da antiga Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que tempos depois se tornou a empresa Fepasa. A empresa nos idos de 1900 desmembrou uma fração de suas terras (Horto Florestal), onde cultivava Eucaliptos para confecção de dormentes, com fins de dar lugar ao loteamento hoje conhecido como Vila Bela Vista e que esse popular bairro de Rio Claro, fosse acomodação para os inúmeros de seus trabalhadores, trazendo maior comodidade com a proximidade da Estação Ferroviária e das suas oficinas.  

Em escritura do loteamento está discriminado a destinação de uma quadra onde está a Capela de Santa Luzia, outra área onde é a praça situada logo atrás da Capela e de fronte ao portão principal da Unesp e a terceira área, um gesto nobre para com seus colaboradores, é a área onde está situado o Grêmio.  

Está estruturado em uma área de aproximadamente 40.500 m², formada pelas Avenidas 08-A e 18-A entre as Ruas 13-B e 15-B. Essa área foi recebida em “USUFRUTO” da Prefeitura de Rio Claro (Lei nº 1706/81), conforme registro em cartório, sendo estabelecido como contrapartida, a construção de uma escola, onde por muito tempo funcionou a escola Elphidio Mina e hoje está cedida a ADERC – Associação de Deficientes Especiais de Rio Claro.  

Há relatos de atividades mais remotas, mas seu primeiro estatuto foi registrado em 11/06/1965, adotando-se esta como sua data de fundação, porém, mesmo antes da sua constituição formal, os moradores vizinhos já ocupavam a área, dando os primeiros passos para construção do Clube. Moradores mais antigos relatam com orgulho das tarefas que faziam após o horário de trabalho, nas folgas e finais de semana para concretizar esse projeto.  

O campo de futebol, considerado o carro chefe, é tido como o berço de tudo, onde os homens arrancavam nos machados e enxadões, os tocos e raízes dos eucaliptos cortados e em uma segunda etapa, buscavam e grama em local mais distante e ali a plantaram, tudo em processo manual, com poucos recursos financeiros, demonstrando com o suor do rosto todo o carinho ali aplicado. Nesse tempo todo, o gramado jamais foi substituído, a grama se renova ano a ano, sendo considerando um dos melhores entre os campos amadores de nossa cidade, lugar que foi palco de partidas festivas com várias equipes da cidade e região, sendo inaugurado com um jogo entre associados do Grêmio Bela Vista e a equipe Juvenil da A.A. Ponte Preta de Campinas.  

Muitos jogadores que se destacaram no cenário esportivo nacional tiveram fase da infância dentro dos muros do Grêmio Bela Vista, podendo citar no Basquete o armador Valtinho e no Futebol o zagueiro Felipe Santana, o que é motivo de grande orgulho.  

Atualmente estamos buscando a revitalização do Grêmio, todavia, adotando uma postura mais aberta às parcerias para atingirmos nosso objetivo, pensando no bem da sociedade e pensando no coletivo como um todo. Colocamos como princípio básico a responsabilidade social que temos que ter e o espaço que ocupamos dentro deste contexto.  

Possuímos: uma quadra poliesportiva para prática de futebol de salão, vôlei e basquete; uma quadra de futebol society de grama sintética, um mini campo de futebol com grama natural e um campo de futebol oficial com vestiários; uma sauna intercalando o uso nos dias da semana, para homens e mulheres; um conjunto aquático com uma piscina semiolímpica, outra para recreação e um tanque para crianças pequenas; salão social para eventos e shows diversos; uma academia montada em parceria com um investidor; bar/lanchonete; em breve um salão menor para festas de pequeno público.  

 

Descrio da imagem

Descrio da imagem


Descrio da imagem